Ashwagandha → Guia do Adaptógeno Natural

Ashwagandha é um antigo adaptógeno natural nativo da Índia. Estudos têm mostrado que é capaz de reduzir a ansiedade, aliviar a depressão e ajudar o corpo a lidar com o estresse.

ashwagandha

Resumo da Ashwagandha
Também chamado de: Withania Somnifera, ginseng indiano, groselha venenosa,  cereja de inverno
Tipo:
  • Adaptógeno
Bom para:
  • Ansiedade
  • Stress
  • Melhoria do sono
Dosagem típica: 300 a 500 mg

Usuários de nootrópicos estão redescobrindo esta erva antiga, que pode indiretamente melhorar a cognição, lutando contra os efeitos do estresse e melhorando o humor.

A medicina Ayurveda usa Ashwagandha como um tratamento para uma variedade de problemas de saúde, mas é geralmente prescrito para prolongar a longevidade, promover a recuperação e aumentar a função sexual.

Uma extensa pesquisa confirma que Ashwagandha é um poderoso adaptogeno.

Adaptógenos são substâncias naturais que ajudam o corpo a se adaptar ao estresse e normaliza a função dos sistemas adrenal, endócrino e outros sistemas corporais.

Muitos usuários relatam que reduz a ansiedade, melhora o humor e alivia a insônia e outros problemas de sono.


Efeitos e Benefícios da Ashwagandha

Um crescente corpo de pesquisa indica que Ashwagandha é um suplemento seguro e eficaz com potencial para proteger e melhorar a função cognitiva, bem como promover a saúde geral e bem-estar.

Reduzir o Estresse, a Ansiedade e a Depressão

Ashwagandha é mais conhecido pelos usuários modernos por sua capacidade documentada de combater o estresse e a ansiedade.

Ensaios clínicos confirmam poderosos efeitos antiansiedade, capazes de reduzir a ansiedade generalizada e social em pacientes diagnosticados com transtorno de ansiedade generalizada, mas particularmente eficazes no contexto do estresse crônico.

Estudos humanos também mostram que ele tem potencial como tratamento para depressão e transtorno de pânico.

Um dos efeitos mais promissores é a sua capacidade de proteger e promover a saúde geral e bem-estar, reduzindo os níveis do hormônio do estresse cortisol em todo o corpo.

Níveis elevados de cortisol estão fortemente associados a uma série de implicações negativas para a saúde, incluindo comprometimento da função imune, ganho de peso, pressão arterial elevada e doença cardíaca.

Um regime de 60 dias de Ashwagandha demonstrou reduzir efetivamente os níveis de cortisol sérico em pacientes com ansiedade crônica e estresse mental.

Melhorar a Cognição Indiretamente

Há estudos limitados sobre a capacidade de Ashwagandha para melhorar diretamente a memória e as habilidades cognitivas, mas suas poderosas capacidades adaptogênicas podem indiretamente resultar em cognição aprimorada.

Pesquisas têm demonstrado repetidamente que a ansiedade pode ser um fator importante na diminuição da capacidade cognitiva, prejudicando mensuravelmente a concentração, o foco e a memória.

Em um pequeno estudo com 20 homens saudáveis, ashwagandha demonstrou melhorar o desempenho cognitivo e psicomotor.

Numa revisão dos medicamentos ayurvédicos com propriedades de melhoria da cognição, Ashwagandha foi notado como tendo potencial como tratamento para a disléxico na infância.

Estudos em animais mostram que a suplementação diária com Ashwagandha efetivamente impediu o declínio cognitivo ao aumentar a plasticidade do hipocampo.

Ashwagandha está atualmente a ser estudado como um possível tratamento para o declínio cognitivo relacionado com a demência e o HIV.

Tratamento para vários problemas de saúde

Ashwagandha também demonstrou ter potencial como tratamento para uma variedade de distúrbios.

  • Artrite:

O uso ayurvédico de Ashwagandha como tratamento para queixas conjuntas parece ser confirmado por pesquisas recentes. Um estudo indiano de 2015 envolvendo mais de 100 pacientes com artrite reumatoide indicou que depois de tomá-la por várias semanas, mais da metade dos participantes tiveram uma diminuição observável nos sintomas artríticos, incluindo dor, problemas de mobilidade e articulações macias e inchadas.

  • Doença de Alzheimer:

Ashwagandha está a ser estudado como um tratamento potencial para Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Pesquisas recentes sugerem que Ashwagandha inibe a formação de placas beta-amilóides, as formações de aminoácidos que se acumulam nos cérebros dos pacientes de Alzheimer e interferem nos processos cognitivos.

Estudos em animais também mostram que Ashwagandha tem potencial para atuar como neuroprotetor, prevenindo dano causado pela neurotoxicidade do glutamato tipicamente associada a distúrbios neurodegenerativos.

  • Gestão de Peso:

As propriedades adaptogênicas de Ashwagandha podem ser úteis no tratamento da obesidade.

Um estudo de 52 pessoas diagnosticadas com estresse crônico mostrou que duas doses diárias de 300 mg de Ashwagandha resultaram em uma queda significativa no estresse percebido e desejos alimentares, bem como uma diminuição no cortisol sérico e peso corporal.

  • Força Muscular Melhorada:

O uso clássico da medicina ayurvédica de Ashwagandha como um tônico que melhora a força parece ser confirmado por uma série de estudos recentes.

Homens saudáveis que tomaram 300—1250 mg de Ashwagandha diariamente demonstraram melhorias mensuráveis na força muscular em comparação com os participantes que tomaram um placebo.

Os que estavam no regime Ashwagandha aumentaram a capacidade de extensão da perna e da perna, bem como o tamanho muscular, a testosterona sérica e a recuperação muscular.

Testes em animais também mostraram que Ashwagandha aumentou o comportamento sexual, aumentou a produção de esperma testicular e elevou os níveis séricos de testosterona.

  • Pressão arterial:

Estudos indicam que Ashwagandha pode produzir uma redução moderada, mas mensurável da pressão arterial.

Em um estudo de 2010 envolvendo aproximadamente 100 participantes, ao longo de seis meses, observou-se uma diminuição média de 1,6% na pressão sistólica e uma diminuição de 5,6% na pressão diastólica, juntamente com uma diminuição menor da freqüência cardíaca.

  • Fadiga induzida por quimioterapia:

Embora Ashwagandha não seja um tratamento para o câncer, parece ser uma terapia adjuvante valiosa para pacientes com câncer.

Um estudo de 2013 envolvendo mais de 100 pacientes com câncer de mama em todas as fases da doença mostrou que ashwagandha efetivamente reduziu a fadiga induzida por quimioterapia e melhorou a qualidade de vida.

  • Rejuvenescimento e Melhoria Geral da Saúde:

Uma revisão científica abrangente dos estudos existentes sobre Ashwagandha confirma uma variedade de efeitos terapêuticos sem toxicidade demonstrada.

A revisão concluiu que Ashwagandha possui propriedades anti-inflamatórias, antitumorais, anti-stress, antioxidantes, imunomoduladoras e rejuvenescedoras, capazes de exercer uma influência positiva nos sistemas nervoso endócrino, cardiopulmonar e central.


Como Funciona

Os mecanismos exatos pelos quais Ashwagandha trabalha não são inteiramente compreendidos.

No entanto, suas principais substâncias ativas são alcaloides e lactonas esteroides que são coletivamente conhecidas como comanólidos.

Acredita-se que os vitanolídeos são responsáveis pela atividade fisiológica de Ashwagandha.

Um dos mecanismos conhecidos de vitanolídeos é a modulação dos níveis circulantes monoamina oxidase e GABA no cérebro.

O GABA é um aminoácido que atua como um neurotransmissor inibitório, contrariando até certo ponto os efeitos do glutamato neurotransmissor estimulador e, assim, servindo como um natural Tranquilizante.

Estudos em animais demonstram que Ashwagandha aumenta a calma sem criar sonolência, bem como efeitos antidepressivos.

Acredita-se que Ashwagandha promova a formação de dendritos.

Dendritos são extensões de células nervosas que recebem sinais de outros neurônios.

O aumento da formação de dendrito é considerado um marcador de maior conectividade no cérebro e está associado à cognição melhorada.

Acredita-se também que os ativos presentes possuem propriedades antioxidantes substanciais.

Os antioxidantes são moléculas químicas que impedem que agentes oxidantes potencialmente prejudiciais afetem as células no cérebro e no corpo.

As células que foram afetadas pela oxidação podem se transformar em radicais livres, moléculas que vasculham e danificam as células circundantes.

A ação dos radicais livres pode desencadear uma reação em cadeia de devastação celular fortemente associada ao envelhecimento e a uma variedade de doenças, incluindo a doença de Alzheimer. Também parece ser um agente anti-inflamatório eficaz.

A inflamação está implicada em uma ampla gama de distúrbios, e acredita-se que muitos dos benefícios de Ashwagandha estão associados às suas propriedades anti-inflamatórias.


Dosagem

As recomendações de dosagem para o extracto de Ashwagandha, baseadas em estudos humanos, variam tipicamente entre 300 e 500 mg, tomadas duas vezes por dia. Ashwagandha pode aumentar os efeitos de tranquilizantes, sedativos ou outros ansiolíticos, incluindo álcool e alguns nootrópicos.

Também pode potenciar medicamentos tomados para reduzir a pressão arterial ou regular o açúcar no sangue, por isso, use com precaução se estiver a tomar outros medicamentos.


Combinações

Para experimentar plenamente os efeitos de melhoria cognitiva de Ashwagandha, ele faz melhor quando combinado com outros suplementos.

Dê uma olhada no nosso All-Natural Nootrópico Stack para alguma inspiração de uma combinação que contém Ashwagandha.


Efeitos colaterais

Ashwagandha parece ser excepcionalmente seguro e bem tolerado quando tomado em doses moderadas.

Os efeitos secundários são raros e são tipicamente associados a grandes doses

Os efeitos secundários mais comumente relatados são indigestão e diarreia, desconforto abdominal e sonolência.

Ashwagandha poderia potencialmente interagir com outros suplementos e medicamentos. Pode aumentar os efeitos de drogas sedativas e outros ansiolíticos.

As mulheres grávidas ou a amamentar não devem tomar Ashwagandha.

Os lactentes e crianças não devem tomar Ashwagandha devido a informações de segurança limitadas para estas populações.


Considerações Finais

Ashwagandha tem sido extensivamente estudado e mostrado ser um adaptogen potente que ajuda o corpo e o cérebro a se adaptarem ao estresse.

Também é um ansiolítico comprovado que pode melhorar o humor e ajudar a regular o sono.

Suas propriedades neuroprotetoras podem ajudar a tratar e prevenir distúrbios neurológicos.

Enquanto Ashwagandha não fornece um impulso cognitivo imediato, ele pode indiretamente aumentar as habilidades cognitivas diminuindo a ansiedade, levantando a depressão e melhorando a qualidade de um sono melhor.

É seguro, bem tolerado, não tóxico mesmo em grandes doses, e tem muito poucos efeitos colaterais.

No entanto, como a maioria dos nootrópicos, seus mecanismos de ação não são inteiramente compreendidos.

Grande parte da pesquisa sobre alguns aspectos de Ashwagandha envolveu estudos animais e não humanos, e a extensão total de seus efeitos e interações potenciais é desconhecida.

Write a Comment