Na maioria das vezes, quando você pensa em terapia, você provavelmente pensa em terapia de fala — onde um conselheiro e um paciente se sentam para discutir o que está acontecendo com a saúde mental do paciente.

Embora este modo de terapia, às vezes combinado com medicação, possa ser super útil para muitas pessoas que vivem com doenças mentais, não funciona para todos; um estudo de 2015 na revista PLOS Um descobriu que a terapia da fala é 25% menos eficaz do que a pesquisa anterior tinha afirmado.

Devido a isso, algumas pessoas estão começando a recorrer a terapias alternativas, como terapias mente-corpo, para ajudá-las a gerenciar sua saúde mental.

Em essência, as terapias mente-corpo tentam incorporar o movimento na psicoterapia tradicional, embora não sejam um substituto para a terapia tradicional e medicação.

De acordo com uma recente revisão do uso de terapias mente-corpo para adolescentes com ansiedade, publicada na revista The Nurse Practitioner, “As terapias mente-corpo englobam a auto-regulação e o pensamento positivo […] para ajudar a promover o autocontrole, a saúde física e o bem-estar emocional”.

Os transtornos de saúde mental são acompanhados por uma ampla gama de sintomas — incluindo um punhado de físicos. Muitos pesquisadores estão começando a acreditar que distúrbios como a depressão são causados em parte pela inflamação, e devem ser tratados como qualquer outra doença física.

Significado, utilizar o movimento e envolver seu corpo em terapia pode ter um impacto positivo em sua saúde mental e recuperação.

E embora uma terapia mente-corpo não seja necessariamente um substituto para outros tipos de terapia, você pode perguntar ao seu médico se ele acha que pode ser benéfico para você.

Do yoga ao biofeedback, aqui estão nove terapias que incorporam mente e corpo — e como eles podem potencialmente ajudá-lo.

1. Yoga

Algumas pessoas deliram sobre os benefícios para a saúde mental do yoga, e TBH, eles não estão errados: A ciência mostrou que o yoga pode aumentar a produção de hormônios “felizes” do seu corpo, melhorar o seu ciclo de sono, reduzir a inflamação em seu corpo, e naturalmente retarda a resposta ao estresse do seu cérebro.

Isso faz do yoga uma terapia mente-corpo útil que você pode experimentar em uma aula liderada por um instrutor certificado, ou mesmo como uma atividade terapêutica que você pode incorporar em suas pausas de almoço.

2. Hipnoterapia

Apesar de como é retratado nos filmes, a hipnoterapia não consiste em um psicólogo balançando um relógio de bolso para frente e para trás em seu rosto até você entrar em um estado zumbi.

De acordo com a Psychology Today, durante a hipnoterapia, “um terapeuta irá guiá-lo para um estado relaxado e focado, e pedir-lhe para pensar sobre experiências e situações de maneiras positivas que podem ajudá-lo a mudar a maneira como você pensa e se comporta”.

Os estudos relatados pelo Huffington Post descobriram, até agora, que a hipnoterapia é eficaz no alívio dos sintomas de transtorno de ansiedade generalizada, problemas de sono e problemas físicos, como dor crônica e síndrome do intestino irritável (SII).

3. Tai Chi

Como Harvard Health explicou, a antiga prática chinesa de tai chi é muitas vezes referida como “meditação em movimento”. Tai chi é composto por exercícios em câmera lenta, respiração profunda e movimentos fáceis de seguir normalmente recitados por um instrutor.

Embora existam diferentes tipos de tai chi, a Clínica Mayo explica que a forma tradicional de exercício tem sido comprovada para aumentar o seu humor, e diminuir os sentimentos de depressão e ansiedade.

Sem mencionar, tai chi pode ser incrivelmente útil para uma ampla gama de problemas de saúde física, também.

4. Meditação Guiada

Mesmo que você tenha apenas cinco minutos de sobra durante um dia agitado, considere usar esse tempo para praticar meditação.

A mediação literalmente muda seu cérebro — melhorando a função cognitiva, a memória e sua capacidade de prestar atenção.

NBC News informou que, como acontece com o yoga, estudos mostram que a prática da meditação leva a uma diminuição do estresse, e pode ajudar seu corpo a liberar mais hormônios sentir-se bem como a oxitocina (aka, “o hormônio do amor”).

5. Biofeedback

De acordo com o site VeryWellMind, “Biofeedback é uma técnica mente-corpo que envolve o uso de feedback visual ou auditivo para ganhar controle sobre funções corporais involuntárias.

Isso pode incluir a obtenção de controle voluntário sobre coisas como freqüência cardíaca, tensão muscular, fluxo sanguíneo, percepção da dor e pressão arterial.”

Em suma, o objetivo do biofeedback é dar a você uma visão sobre como você reage fisicamente à ansiedade, trauma ou outros problemas de saúde mental, para que você possa controlar melhor seus sintomas fisiológicos.

Esta terapia mente-corpo foi cientificamente comprovada para ajudar a aliviar os sintomas de TEPT, ajudar as pessoas com foco no TDAH e reduzir a dor física crônica associada a distúrbios alimentares, dependência e depressão.

6. Acupuntura

A acupuntura, uma prática mente-corpo que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (TCM), tem sido utilizada há milhares de anos para tratar transtornos de saúde física e mental.

A acupuntura mostrou liberar endorfinas, alterar positivamente neurotransmissores estimulantes de humor como a serotonina, e pode retardar sua resposta ao estresse e sistema nervoso.

7. Terapia de dança ou movimento

A terapia de dança/movimento visa reconectar sua mente e corpo através do movimento, e tem sido cientificamente demonstrado para ajudar aqueles que estão na recuperação do transtorno alimentar.

Além disso, a Associação Americana de Terapia de Dança (ADTA) informou que alguns sobreviventes de trauma se voltam para a terapia de dança “porque [terapia de movimento de dança] usa o movimento como o principal meio de avaliação e comunicação […] Memórias que podem ser muito difíceis de expressar verbalmente podem ser compartilhadas através de movimentos e sentimentos dissociados.”

8. Manipulação Espinhal Ou Ajuste Quiroprático

Embora esta terapia mente-corpo seja menos comum do que as outras, a Healthline relata que, “a manipulação espinhal, também chamada de terapia manipulativa espinhal ou terapia manual, combina articulações móveis e sacusivas, massagem, exercício e fisioterapia.”

Estudos têm demonstrado que a manipulação da coluna pode aliviar a dor lombar, bem como dores de cabeça; pesquisas limitadas também sugeriram que a prática terapêutica pode melhorar o seu bem-estar mental.

9. Massagem Terapia

Todo mundo sabe que a terapia de massagem pode ser fisicamente relaxante, mas a ciência mostra que os benefícios vão além do seu corpo: Como relatou a American Massage Therapy Association (AMTA), “Pesquisas recentes sugerem que os sintomas de estresse, ansiedade e depressão podem ser afetados positivamente com a massagem terapêutica.”

Em particular, a terapia de massagem provou ser uma ferramenta útil para pessoas com dores de cabeça, dor crônica e fibromialgia.

Terapias mente-corpo podem ser úteis quando se trata de melhorar sua saúde física e mental.

Certifique-se de sempre verificar se o professor ou praticante está certificado em sua respectiva terapia, e verifique com seu terapeuta primário para se certificar de que essas terapias complementares são úteis para você.

Se você está lidando com problemas de saúde mental, doenças físicas, ou ambos, a ciência mostra que técnicas que incorporam sua mente e corpo podem ser esmagadoramente boas para você.