Guia do Ômega 3 → Benefícios, Funcionamento e Doses

Cérebro
Confira tudo sobre esse poderoso suplemento que possui diversos benefícios para a manutenção da saúde. Saiba como utilizá-lo e quais benefícios ele gera para o seu bem-estar!
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

O ômega 3, em resumo, é uma gordura considerada boa e tem uma forte ação anti-inflamatória, servindo como auxiliar para o tratamento de vários tipos de problemas de saúde.

A suplementação com ômega 3 ficou bastante conhecida e vista positivamente, já que possui um grande potencial para prevenir doenças crônicas e melhorar a saúde de forma geral! 

Para aproveitar ao máximo todas as funcionalidades desta gordura, o ideal seria consumir todos os dias, mas nem todos tem disponibilidade ou condições de consumir peixes diariamente, e é aí que entra a suplementação.

Você com certeza já deve ter ouvido falar deste suplemento, caso ainda não, acompanhe este artigo para conhecer os diversos benefícios que o ômega 3 pode trazer para a saúde.

O que é o Ômega 3?

O ômega 3, nada mais é do que uma gordura considerada boa e é encontrada nos peixes,  algas, sementes e algumas castanhas, e o seu consumo, pode trazer diversos benefícios à saúde.

Para conseguir usufruir dos benefícios dessa gordura, é preciso consumir doses diárias fazendo com que o organismo absorva o necessário. Pode ser através desses alimentos citados, ou de suplementação por cápsulas. 

Por ser mais acessível e ter um melhor custo benefício, muitas pessoas optam por consumir o ômega 3 em cápsula, se tornando uma alternativa muito mais viável e fácil, conseguindo assim as doses diárias recomendadas, assim, aproveitando todos os seus benefícios, mas é claro, o suplemento deve ser de ótima procedência.

Em termos gerais, existem três variações do ômega 3, e são eles; o ácido docosahexaenoico (DHA), o ácido eicosapentaenoico (EPA), estes dois são encontrados nos peixes, e o ácido alfa-linolênico (ALA), de fonte vegetal, ou seja, é encontrado em castanhas, linhaças e chia.

Para que serve?

O ômega 3 pertence às gorduras poli insaturadas, ou seja, considerado uma gordura saudável - e como nosso organismo não produz este ácido graxo - é recomendada a ingestão em diversos casos, pois pode trazer inúmeros benefícios ao organismo em médio e longo prazo.

A principal recomendação e ação do ômega 3 é por ele ser altamente anti-inflamatório, que em consequência normaliza os níveis de inflamação do corpo, auxiliando na melhora de diferentes sintomas, além de ser eficaz em diversas doenças e problemas crônicos. 

Algumas de suas principais recomendações, são em:

Controlar os níveis de colesterol:
Pois atua diretamente nos níveis de gordura do sangue, por conta da ação anti-inflamatória.
Regular os níveis de glicemia no sangue:
Ajudando na diminuição e controle do açúcar no sangue.
Prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares:
Como atua como regularizador dos níveis de colesterol e glicemia, em consequência, auxilia positivamente no tratamento dessas doenças.
Melhora a memória e aumenta a disposição:
Atuando e servindo como ótimo aliado para o cérebro.

Qual a dosagem e como tomar o ômega 3?

As dosagens podem variar de acordo com a finalidade da suplementação com o ômega 3, e também, de acordo com cada fabricante, já que existem diferentes dosagens e fórmulas descritas nas embalagens. Na maioria dos casos, o consumo mais comum recomendado é entre duas e três cápsulas por dia

Sua principal ação é a redução dos níveis inflamatórios no corpo, ele age de forma uniforme, como um todo, reduzindo todos os possíveis problemas relacionados à excesso de gorduras, colesterol ruim elevado e inflamações. 

Para obter todos os efeitos positivos, siga as orientações do médico e do rótulo da embalagem do suplemento de ômega 3.

#1
Para ajudar no controle do colesterol

O ômega 3 é bastante eficiente para baixar os níveis de gordura, triglicerídeos e o colesterol ruim. 

Para obter esses benefícios, é preciso ingerir de duas a três cápsulas (conforme descrição na embalagem do produto) ao dia, junto com as principais refeições.

#2
Para a proteção de formação de coágulos e doenças cardiovasculares

Sabemos que essas doenças atingem principalmente as artérias, formando excesso de gordura. 

Com a suplementação adequada de ômega 3 e uma alimentação balanceada, é possível obter um funcionamento melhor e mais fluido das artérias, ajudando na prevenção de infartos, derrames, arritmias e etc. 

A ingestão diária de ômega 3 deve ser entre 1100 mg a 1600 mg, o que dá em torno de três a quatro cápsulas por dia, divididos durante o dia. 

É importante ressaltar que para ser considerado de boa qualidade, o ômega 3 precisa conter doses descritas na embalagem de EPA e DHA.

Benefícios

Pode-se usufruir de diversos benefícios ao consumir o ômega 3, seja na alimentação ou na suplementação em cápsulas para potencializá-los. O ômega 3 pode auxiliar em uma grande quantidade de problemas de saúde, e eles são diversos, confira os principais:


Reduz inflamações e evita lesões musculares: A suplementação pode auxiliar na redução da inflamação de tecidos e músculos, e em muitos casos, causados por excesso de exercício físico, e o ômega 3 - pode ajudar no processo de recuperação dos músculos, diminuindo dores e espasmos musculares, principalmente após os exercícios.
Ajuda no tratamento de diabetes tipo 2: Por ser um potente anti inflamatório, ajuda nos processos de redução dos níveis de açúcar no sangue, auxiliando também na resistência à insulina.
Melhora no desempenho cerebral: O cérebro humano possui grande quantidade de gordura, incluindo o ômega 3, e a reposição eficiente e equilibrada dessa gordura, pode aumentar os níveis de concentração, melhora a memória, raciocínio e a capacidade de aprendizado.
Reduz inflamações de acne e melhora a saúde da pele: Por conter ação anti-inflamatória e combater as inflamações do corpo, acaba sendo bastante eficaz para a educação da acne, que é uma inflamação no tecido da pele, e pode ajudar com efeitos positivos a longo prazo. Além de deixar a pele com um aspecto mais bonito e saudável, minimizando rugas.

Perguntas frequentes

Confira abaixo as perguntas e respostas mais frequentes sobre o suplemento Ômega 3:

1
Qual o melhor horário para consumir o ômega 3?

Não existe um horário específico, mas é mais comum consumir junto com as principais refeições, uma cápsula, duas vezes ao dia.

2
Pode consumir em jejum?

Não é recomendado, já que o ômega 3 é uma gordura, pode causar enjoos e desconfortos estomacais.

3
Pode consumir todos os dias?

Na maioria dos casos sim, só se houver alguma outra recomendação médica, mas é importante lembrar que não deve-se ultrapassar a dosagem recomendada na embalagem do produto.

4
É melhor consumir antes ou após as refeições?

Há algumas pesquisas que demonstram que a eficácia e absorção é melhor quando as cápsulas são consumidas durante as refeições, junto ao alimento.